Pequenos e simples prazeres

Não se pode dizer que o filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain seja uma novidade, já que foi lançado já faz 10 anos. Mas ele ainda é muito citado por inúmeros motivos (eu mesma já o citei num artigo que escrevi sobre filmes no Personare), mas hoje lembro esse filme aqui para falar dos pequenos prazeres do cotidiano.

No início do filme, os personagens são apresentados de maneira criativa e singela: com uma lista de atividades/situações cotidianas que cada um gosta - ao que vamos chamar de pequenos prazeres.

Quer exemplos? Amélie gosta de atirar pedras no canal de Saint Martin fazendo com que elas quiquem sobre a água (também gosto dessa brincadeira!), de quebrar a casquinha do creme brulée e também gosta de sorrateiramente enfiar as mãos num saco cheio de grãos.


Costumo pensar nos pequenos prazeres como algo que nos causa uma secreta sensação de friozinho na barriga e uma vontade de pedir bis, provoca uma pausa no tempo para curtir aquele instante. E o principal: são coisas simples, simples!

Então, inspirada pelo clima do filme, compartilho com vocês alguns dos meus pequenos prazeres:

1 - Pisar sobre folhas secas no chão, ouvindo seu som e sentindo a textura das folhas rachando sobre meus pés.
2 - Ouvir som de vento fazendo as árvores dançarem (especialmente som de vento em bambuzais. Já ouviu?).
3 - Sentir cheiro de livro e material escolar novos.
4 - Cozinhar fazendo novas misturas, brincar de descobrir sabores.
5 - Estrear esmalte novo.
6 - Ser coberta por alguém na hora de dormir (a sensação do ventinho gerado pelo levantar do tecido e depois o cair suave do lençol).

E você? Do que gosta?
Quais são seus pequenos prazeres?

Compartilhe sua lista, comente aqui (no link de comentários).


Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

2 comentários:

Ana Maria P. de Freitas disse...

Oi juliana,
Gostei dos textos e do blog, tem uma proposta legal e se aproxima da minha. O estudo do livro "Mulheres que correm com Lobos" é riquíssimo, trabalhei com ele em Brasília e pretendo criar um grupo de estudo agora em Uberlândia. Temos muito a partilhar!
Grande Abraço,
Ana Maria

Letícia disse...

Opa! Obrigada pela visitinha...
^^

Prazeres pequenos parecem completar a vida na medida certa do que precisamos,não é? E por outro lado também marca nossas profundas particularidades perante os outros.

Adoro! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...